Uma breve introdução  

Posted by Mariana G. De Nadai in

Sendo a orquidologia uma ciência, resolvi começar este blog com uma brve apresentação da história da botânica, que por sinal é antiguíssima e nos transmite a história de cientistas, médicos e naturalistas que, na ânsia e no afã de desvendar o mistério da natureza, fazem descobertas geniais com o estudo da morfologia e da genética das plantas. Plantas, das quais as orquídeas, sem dúvida é a criação mais complexa, mais extraordinária e sofisticada, a mais extravagante e variada em suas formas, cores e desenhos de todo reino vegetal e que provavelmente levou milhões de anos para chegar a essa perfeição.
As noções básicas da botânica sistemática para um orquidófilo são tão importantes como o estudo da anatomia para um estudante de medicina.
Este Blog será uma reunião de informações sobre a pesquisa, cultivo, curiosidades, conhecimentos básicos de botânica, ou seja, um pouco do vocabulário orquidológico, informações que julgo necessário e importantes trasmitir para o orquidófilos e pessoas interessadas em orquídeas.
Diz um ditado popular que mais vale a prática que a gramática, mas no caso da orquidofilia é diferente. É melhor começarmos pela gramática para depois adquirirmos a prática, que cada um, mesmo com montanhas de conhecimentos científicos, terá de colher depois sozinho.
Cabe aqui uma resposta antecipada a uma pergunta que todo orquidófilo novato invaravelmente faz: é difícil cultivar orquídeas? Nada é difícil quando se tem o firme propósito de aprender alguma coisa e se empenha. Mas afirmar, como algumas pessoas fazem, que seja fácil cultivar orquídeas seria uma leviandade.

This entry was posted on quinta-feira, março 05, 2009 at quinta-feira, março 05, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário

Visitas