Raizes como indicativo de boas regas.  

Posted by Mariana G. De Nadai in

Sabemos que a orquídea mais morre de excesso de água do que por falta dela. Também sabemos que as orquídeas que tem crescimento monopodial, como Phalaenopsis e Vanda, necessitam de regas mais frequentes que as de crescimento simpodial. Estas, como Cattleya, Oncidium e quase todas as orquídeas brasileiras, necessitam de regas menos frequentes, pois tem um tanque de armazenamento (pseudobulbos) que as outras não têm. Note-se que, na sua maioria, as simpodiais bifoliadas têm os pseudobulbos mais finos do que os das unifoliadas, daí se concluindo que estas ultimas precisam de menos cuidados na rega do que as primeiras.
Mas o que li e achei interessante foi a observação de um cultivador, a respeito da ponta das raízes, ou seja, daquela parte que tem uma coloração transparente e é afinada, variando do verde claro ao vermelho (geralmente quanto mais verde a ponta da raíz, a flor da orquídea é mais clara, quanto mais vermelha, a flor é mais escura). Acima desta ponta vem a continuição da raíz, que é coberta por uma película branca, chamada velame. Da análise deita pelo cultivador (a qual tenho confirmado pela minha própria análise), quando as orquídeas estao sendo regadas de forma correta as pontas das raízes variam em comprimento de 1,5 a 2,5 cm. Quando a orquídea está sendo regada em excesso esta ponta fica menor do que 1,5 cm, chegando a ser "engolida" pelo velame. Esta análise permite que se diminua ou aumente a quantidade da rega ou se conclua pela necessidade de adoção de um substrato diferente para o micro-clima daquela determinada estufa. Tenho notado que sempre que o velame está começando a cobrir a ponta da raíz, uma diminuída nas regas faz com que a raíz volte ao normal e a planta volte a ficar com aparencia de muito saudável. Do contrário a raíz pára de crescer e a planta começa a se desidratar, já mostrando sinais de enrugamento das folhas, comprometendo o surgimento e o crescimento de novos bulbos, afetando, via de consequencia, a floração seguinte, colocando em risco, inclusive, a vida da planta. A análise da ponta das raízes das orquídeas pode servir como um bom indicador de que você está regando adequadamente.

Texto de Fernando Setembrino
Fonte: Boletim OrquidaRio Ano 11, edição nº 1

This entry was posted on terça-feira, abril 21, 2009 at terça-feira, abril 21, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário

Visitas