Mini, Micro e Orquídeas Botânicas  

Posted by Mariana G. De Nadai in


Há muita discussão a respeito de que são mini - micro ou orquídeas botânicas. Realmente torna-se difícil achar uma definição e uma concordância. Na minha opnião, devem-se dividir as orquídeas pequenas em 3 grupos: MICROORQUÍDEAS, MINIORQUÍDEAS e ORQUÍDEAS BOTÂNICAS. O nome microorquídeas devia receber as realmente minúsculas, como por exemplo: Capanemia, Octomeria, Pleurothallis, Phymatidium, Sygmatostalis, Isabellia, Stelis e algumas Masdevallia como a Masdevallia infracta e a Masdevallia lilliputana (cuja flor, como o nome já indica, é minúscula), e que não possuem sequer pseudobulbos. Também alguns Oncidium, como por exemplo o Oncidium pustilum, planta minúscula, cujas folhas se agrupam em forma de leque, saindo as flores da base do pedúnculo, de cor amarela e consistência cerosa.
Como miniorquídeas devem ser consideradas as orquídeas de porte e flores pequenas, mas vistosas.
O nome orquídeas botânicas deve ser reservado para orquídeas pequenas e pouco vistosas, apenas de interesse botânico.
É incrível com que riqueza a natureza nos dotou em matéria de orquídeas. E as mini e microorquídeas batem nesse sentido o recorde. Existem, de alguns gêneros, mais de mil espécies, como é o caso dos Bulbophyllum, espalhados por quatro continentes. Ou os Pleurothallis, dos quais existem mais de 400 espécies, ou ainda das Masdevallias, que contêm mais de 150 espécies, e as Maxillarias, mais de 250 espécies, a maioria destas ultimas originárias do Brasil.
As microorquídeas se destacam pelo seu pequeno porte, seus pseudobulbos variando de 1 a 6 cm de comprimento. Muitas delas como já citei acima, não possuem pseudobulbos, formando touceirinhas compactas de raízes e folhas. E estas por não possuírem pseudobulbos e portanto, não tendo reservas, são muito delicadas e de difícil cultivo na mão de orquidófilos. Todas elas são espífitas.
Suas flores são pequenas e mimosas, as menores possuem 3 mm de diâmetro, e as maiores não ultrapassam os 5 cm.
É obvio que as microorquídeas exigem regas mais abundantes que as orquídeas grandes, precisam de vez em quando de uma adubação, mas em doses mínimas, e também de um maior sombreamento.

Fonte: Orquidologia, Orquidofilia e orquicultura, Anita Blossfeld.

This entry was posted on quarta-feira, maio 06, 2009 at quarta-feira, maio 06, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário

Visitas