Construção de orquidários  

Posted by Mariana G. De Nadai in

Dúvidas que acho bastante comuns entre orquidófilos iniciantes diz respeito à construção de um ambiente propício ao cultivo de orquídeas no quintal de suas casas.Considerando a realidade da maioria que é a pouca disponibilidade de espaço, seguem algumas dicas de construção e funcionamento do orquidário, que acredito que irão trazer bastante benefícios.







Este modelo de orquidário acima, com telhado de duas águas, é indicado para aqueles com pouco mais de espaço.Notem algumas particularidaes: O canto esquerdo do mesmo está afastado do fluxo de água da calha da residência. No canto esquerdo também, há uma disposição das bancadas em escadinha, de maneira que a insolação no canto da parede seja otimizada, e uma altura máxima de 1,5 m para aquela mais alta facilita os tratos culturais, também neste caso, cada bancada com não mais que 30 cm de espessura evita o amontoamento de plantas, com isso, evita-se também uma série de problemas fitossanitários. A tela de sombreamento, ou sombrite, está a 30 cm acima do plástico, visando-se diminuir o aquecimento no interior do orquidário, evitando-se também que as plantas mais próximas da cobertura queimem pelo calor. No lado direito, contrário à parede, pode-se fazer um varal para dispor plantas penduradas. A bancada do meio pode ser um pouco mais larga, pois existe a possibilidade de se andar pelos seus dois lados, mas sempre lembrando de não encostar muito um vaso no outro. A largura pode-se estender, de acordo com o espaço disponível, mas lembrando que a altura mínima recomendada é de 2,5 m, e é absolutamente necessário haver uma caída no telhado para as águas de chuvas, e pode-se ir colocando mais bancadas e ou varais de pendurar vasos.




No modelo acima, um orquidário com teto de uma água, para aqueles com menos espaço. Detalhes: no canto direito, uma altura menor (2,0 m), se deve ao fato das plantas neste canto estarem em bancadas, acerca de 50 cm do chão. No canto esquerdo, uma grade de tela de modo que possa fixar algumas plaquinhas de plantas menores, como Sophronittis, etc.


Agora acima, para aqueles que gozam do que considero um verdadeiro luxo na orquidofilia, mais espaço, também modelo de telhado de duas águas, orientação do seu comprimento no sentido Norte - Sul, de maneira que o caminhamento do Sol ao longo do dia, no sentido Leste - Oeste, distribua mais uniformemente a radiação no interior do orquidário. Neste caso o sombrite é esticado nas laterais por meio de varais fora da estrutura.Para a produção de olerícolas (vulgo hortaliças) em ambientes protegidos (casas-de-vegetação), uma das recomendações é que se mantenha uma distância mínima de 1,2 m entre o plástico e as plantas.Uma ressalva pertinente que considero, diz respeito ao uso de termos como estufa para produção de orquídeas, o que traz um conceito totalmente equivocado, pois a definição de estufa é justamente um ambiente que vise aquecer, o que no nosso caso, climas tropicais e subtropicais, não se aplica, pois na maioria das vezes é crucial o uso de dispositivos que permitam a perda de calor de dentro da instalação, ou resfriamento, assim, o termo mais apropriado seria casas-de-vegetação.Os exemplos foram inseridos aqui afim de se de transmitir algumas idéias que julgo relevante, cabendo uma análise mais pontual acerca das reais condições em que se irá construir um orquidário.

Fonte: www.mvlocatelli.blogspot.com

This entry was posted on quarta-feira, agosto 19, 2009 at quarta-feira, agosto 19, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário

Visitas