A planta mais trapaceira  

Posted by Mariana G. De Nadai in

--> Epipogium aphyllum (orquídea-fantasma)

O mundo natural que conhecemos é feito de parcerias. Mas em todas as sociedades existem trapaceiros e as plantas não são exceção. Muitas não existiriam sem o auxilio dos fungos, pois ambos fazem uma parceria para a troca de alimentos. Na verdade, é provável que a colonização da Terra pelas algas só tenha sido possível por causa dessa parceria. Chegou-se até a sugerir que as primeiras plantas terrestres desenvolveram raízes apenas para poderem juntar forças com as raízes dos fungos.
A maioria das plantas tem parceiros próprios, fornecendo os carboidratos que produzem com a clorofila. Algumas, especialmente as orquídeas, fazem uma parceria tão estreita que não se incomodam em produzir embalagens de alimento adequadas para acompanhar seus embriões, confiando nos fungos do solo para fornecer o alimento necessário à germinação e ao crescimento. Isso permite que uma orquídea produza milhões de sementes levíssimas e microscópicas.
Algumas orquídeas, no entanto, trapaceiam. Elas usam os fungos que fazem parcerias com as árvores, e nunca dão algo em troca. Através das raízes, essas orquídeas vampiros grudam nas árvores, sugando os nutrientes. Devido a este artifício, muitas deixam de produzir clorofila e adquirem uma coloração pálida em tons de creme e rosa, como a orquídea-fantasma, ou marrom, e a orquídea ninho-de-passaro. Outras, como a orquídea coral do ocidente, são vermelhas e até purpúreas. O problema é que sem o fungo a orquídea acaba morrendo.

Fonte: Livro Natureza Radical, p. 10

This entry was posted on terça-feira, março 31, 2009 at terça-feira, março 31, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário

Visitas